quarta-feira, 20 de junho de 2012

CLMJ GERCINO GRIECO - LC GUARIBA-SP



“HOMENAGEM AO 

CLMJ GERCINO GRIECO”


       



Por tudo quanto já fez por esta terra, o nosso focalizado de hoje tem méritos de sobra para figurar nesta seção como “Gente de Expressão”. Na verdade, Gercino Grieco, o Dinho como muitos o conhecem, reuniu ao longo de seus oitenta e cinco anos de vida, um acervo de tantos serviços prestados a Guariba que, por mais que se fale de sua pessoa, não se consegue representar o seu amor pela cidade e seu devotamento às suas causas.
Gercino, guaribense nato, nasceu no dia 19 de janeiro de 1927, no lar modesto do casal Francisco Grieco e Maria Lázaro Grieco, ambos provindos da descendência italiana.
Desde muito cedo iniciou na profissão de tipógrafo em estabelecimento de seu próprio pai, nela permanecendo por todos esses anos, como um sagrado sacerdócio, à frente das empresas: Artes Gráficas Ltda e depois Gercino Grieco & Cia Ltda – Artes Gráficas. Na profissão pode demonstrar toda a sua competência como gráfico e como administrador, crescendo profissionalmente na mesma medida em que crescia o seu empreendimento comercial/industrial. Exerceu por 14 anos a função de Redator do jornal “Gazeta de Guariba”
Se na vida privada e na profissão Gercino pode ser considerado um vencedor, na vida comunitária e na sociedade ele fez tanto ou mais que isso, como uma espécie de retribuição à terra que lhe serviu de berço, e como uma reafirmação do amor que a ela devotou.
Ainda jovem dedicou-se a pratica do futebol, sendo um bom jogador na defesa de seu querido Guaribinha Futebol Clube, vindo a ser um dos seus sócios fundadores, em 1947, continuando sua carreira como jogador e técnico até o final dos anos de 1950.
Desde que encerrou a carreira de jogador de futebol, Gercino exerceu os mais altos cargos da Diretoria do Guaribinha Clube, primeiramente técnico, como já foi dito, depois Diretor de Esportes, Diretor Social, Presidente do Conselho Deliberativo, Vice Presidente da Diretoria em quatro mandatos e Presidente da Diretoria por três mandatos. Foi honrado com o Título de Conselheiro Vitalício e Sócio Benemérito do Clube e último sócio fundador participante da Diretoria. O Guaribinha de um modesto time de futebol de jovens dos anos 40, até o clube social/recreativo de hoje, deve muito de sua grandeza a Gercino.  Isso é incontestável.
Como músico amante da arte começou no ano de 1941, participou de todas de todas as bandas de música que se formaram nesta cidade. Ostenta nessa arte o título de Campeão do IV Centenário conseguido pela Corporação Musical “Gomes e Puccini” de Jaboticabal, da qual fez parte. Foi ainda como músico que Gercino participou da Banda Marcial São Luiz de Jaboticabal, e com outros jovens de Guariba, animou muitos carnavais guaribenses, principalmente na velha “Sociedade Italiana”. Foi músico e presidente da Banda Musical Lira Guaribense, que está ativa até hoje e sempre alegrando com suas apresentações em diversos eventos na cidade.
Na vida pública sua atuação causa inveja a muitos políticos. Foi eleito Vereador (cargo que então não era remunerado) por quatro mandatos, ocupando os cargos de Presidente e Secretário algumas vezes. No exercício do cargo de Vereador destacou-se com um ferrenho adversário de tudo quanto representasse corrupção e malversação do dinheiro publico. Representou no Legislativo os verdadeiros interesses da comunidade. Por várias vezes, embora não pretendendo, foi cogitado para candidatar-se ao cargo de Prefeito, porém, os conchavos políticos, dos quais nunca se prestou a participar, excluíram-no dessa disputa. Mas, se há que se falar de tudo quanto  Gercino fez para a comunidade guaribense, é preciso dizer que também na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Guariba ele prestou seus serviços como mordomo. Foi ainda participante com membro do Conselho Consultivo, da Associação de Amigos de Guariba, dando especial colaboração na realização de muitas festas comemorativas do aniversário da cidade.
Se o Guaribinha foi uma das paixões de sua vida, o mesmo há que se dizer em relação ao Lions Clube de Guariba. Sendo fundador desse Clube, em 23 de maio de 1965, desde então dedicou às suas causas, com o melhor de seu empenho e trabalho, muitas vezes reconhecidos pela Governadoria do Distrito e de Lions Internacional. No Lions exerceu quase todos os cargos, inclusive o de Presidente do Clube por três vezes. No distrito LC-6, foi Vice Governador em duas oportunidades, Presidente de Região, de Divisão e Assessor em diversas áreas. Sempre foi considerado dentro do Lions local e do Distrito, um companheiro cem por cento em freqüência.  
Como historiador, o Gercino Grieco participou da edição do Livro “Guariba – 100 Anos – 1895/1995” editado em 1996 pela Prefeitura Municipal, colaborou também com a edição da Revista Comemorativa do Cinqüentenário do Guaribinha Clube – 1947/1997 e da Revista do Centenário da Paróquia de São Mateus de Guariba – 1900/2000.
Autor do Livro “Memórias Guaribenses” no ano de 2010, trabalho pelo qual foi homenageado na feira do livro de Ribeirão Preto-Sp, neste ano de 2012, quando foi incluída ao acervo da Plataforma Verri na data de 25 de maio do corrente ano.No dia 11 de fevereiro de 2.011, foi feita o lançamento do livro MEMORIAS GUARIBENSES.
Veja em http://www.fotopirata.com.br/event/showHtml/id/255 as fotos desse importante evento.



 É patrono do Centro Cultural “Gercino Grieco”, homenagem recebida da Prefeitura Municipal no ano de 2001.
 Gercino sempre teve muitos amores: esta cidade, o Guaribinha Clube, o Lions, o Palmeiras, a banda de música, porém acima de todos; o seu maior amor foi a sua família. Família que constituiu com a esposa, Professora Milza de Siqueira Grieco, que lhe deu os filhos Gisele e Fábio. Estes, por sua vez casados com Sérgio Feres e Izabel Helena Balan Grieco, deram-lhe os netos: Fábio, André, Ricardo, Fernando e Luiza  que foram  motivo de grande alegria e alento para continuar sendo, como sempre foi, o profissional competente e prestante cidadão guaribense.

“Adaptado da publicação do Jornal A Folha da Região de 07/janeiro/1995.”

Obs.: 
.Infelizmente, no dia 16 de junho de 2.012, sábado, CLMJ GERCINO GRIECO faleceu.Seu corpo foi velado no Velório de Guariba, onde recebeu as ultimas homenagens de toda sociedade guaribense, de companheiros leões do clube local e da região. O Distrito LC-6, através do Casal Governador, CL HAIRTON SANTIAGO / HELOISA, que não pode estar presente, em virtude de estar viajanto se une a todas as homenagens prestadas ao saudoso e querido CL GERCINO GRIECO, registrando esta singela mensagem, que é feita não só em nome do casal Governador, mas em nome do LEONISMO :

“A vida dos mortos está na memória dos vivos.” Estamos também unidos à dor da família enlutada, para nos despedirmos do CL GERCINO. 
Reverenciar a memória de pessoas como essa é revigorar nosso próprio desejo de continuar aqui na vida terrena para um dia, quem sabe, nos reencontrarmos em um outro mundo nas sucessivas alternações na busca da perfeição, seguindo os desígnios que Deus nos reservou em sua divina sabedoria.
            O CL GERCINO GRIECO  lançou-se para uma vida mais elevada, para uma vida espiritual que sucede a vida corpórea, tal qual o dia que sucede a noite.
Apesar da dor que se abate sobre nossas famílias, esse funeral deverá ser aceito com serenidade e resignação, pois estamos celebrando a libertação da alma e sua volta à verdadeira pátria.
Existem determinados momentos na vida que o tempo passa com incrível rapidez; e existem outros em que a demora parece não ter fim. Entre dois dias sempre haverá uma noite! Deus, em sua magnitude, nos dá horas alegres e horas tristes. Devemos estar sempre preparados para receber tanto uma como outra, pois assim é a roda da vida. 
A vida física é um curso para aprendermos a morrer corretamente, conquistando o perfil da pessoa especializada e livre das imposições da matéria.
No momento em que a vida chega ao seu declínio, quando nossa existência, semelhante à página de um livro, vai voltar para dar lugar a uma página branca e nova, aquele que for sensato consulta seu passado e revê seus atos. Feliz quem nessa hora puder dizer: meus dias foram bem preenchidos. Feliz quem aceitou as suas provas com resignação e suportou-as com coragem! Esses, macerando a alma, deixaram expelir tudo o que nela havia de amargor e fel. Esse, com certeza, foi o modo de vida do Companheiro Gercino Grieco , especialmente na prestação do serviço desinteressado que é o mote de conduta do movimento leonístico.
Para todos nós quem está partindo ainda está aqui, e sua vida, seus atos, seu trabalho familiar e leonistico estarão sempre vivos na memoria de todos. 
Neste mesmo dia, 16 de junho de 2.012, o LEONISMO perdeu outro grande lider servidor, CL PIP AUGUSTIN SOLIVA, que certamente encontrando-se com o CLMJ GERCINO GRIECO, agora estão no Oriente Eterno, orando, zelando e iluminando as ações dos Lions Clube de Guariba e de todo o mundo. 

“Por tudo que ele representou para nossa cidade e ao Lions, nossa gratidão e eterna saudade.


adz/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário