segunda-feira, 30 de agosto de 2010

28/8/2010 - FUNDADO LC VOTUPORANGA GRANDES LAGOS




CIVISMO E CIDADANIA


CIVISMO E CIDADANIA

Civismo e Cidadania são termos correlatos que designam o estágio de conhecimento do indivíduo na sociedade em que está inserido. A obtenção disso depende sempre de uma boa educação. A ausência dessas conquistas amiúde pode ser constatada também em todas as cidades onde as oportunidades de acesso ao saber se tornam mais simples e esse fato é lamentável.
Feliz é o povo que vê na educação dos seus semelhantes um instrumento eficaz para a formação de uma sociedade reconhecida no mundo pela sua capacidade de compreender as causas nobres.
É imprescindível eliminar o egoísmo de certos grupos (que longe de serem cidadãos), cerceiam a ascensão de muitos, negando-lhes a oportunidade do saber. O ensino de boa qualidade promove o indivíduo e conseqüentemente enriquece sua Pátria.
Quanto à Cidadania é importante relatar que a mesma não é privilégio de quem reside nos grandes centros urbanos, mas daqueles que vêem na liberdade o caminho do “ir e vir”, importante para a paz e a concretização de uma vida social sem exclusões.
O ensino torna-se potente quando acompanhado pelos bons exemplos dos que educam. O saber é a maior arma que a pessoa carrega durante sua existência; uma aquisição valiosa que jamais pode ser subtraída por alguém.
Para quem realmente aprendeu as lições, a análise dos fatos devem estar sempre presente em sua mente, pois a boa instrução está constantemente a caminho do sucesso.
O Brasil com seu imenso território, constituído de uma natureza verde impecável, cortada por grandes rios, nem sempre é fiscalizado como deveria, e, a inexistência de uma punição mais severa, facilita aos incautos a contínua devastação de grandes áreas verdes. Assim a vida se torna menos saudável e consequentemente mais cara, uma vez que o nosso País está poluído também nos centros mais povoados. O resultado disto é devido especialmente à falta de um Plano Diretor, acarretando problemas diversos, tendo em vista o luxo e tantos outros fatores negativos à saúde de todos.
Contudo, o termo Meio Ambiente, hoje, às vésperas das eleições, está nos discursos proferidos por todos os políticos, com promessas, promessas..., sendo que o bom observador sabe que a maioria depois de eleita, as matérias de relevo as deixa para as eleições de 2014.
O Brasil tal como outros países têm sua História constituída de etapas; entretanto vamos recordar um acontecimento importante que é o sete de setembro de 1822.
Foi nos contado através da História de nosso País que, às margens do Rio Ipiranga, na cidade de São Paulo, D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil. Esse ato heróico nos mostrou a sua preocupação para com a Pátria Brasileira, um patriotismo ímpar.
Quando fui Professor procurei ensinar aos alunos que Civismo e Patriotismo devem ser praticados por todos os brasileiros e, como no início de minha profissão eu lecionava Canto Orfeônico, utilizava os Hinos Pátrios, a boa postura, o respeito à Pátria em todos os momentos, inclusive nos atos públicos.
Triste é relatar que já presenciei pessoas com altos cargos públicos com indiferença em comemorações públicas.
Neste sete de setembro de 2010 vamos participar das comemorações como quem aprendeu as lições da vida em sociedade.
Feliz é aquele que sabe usufruir e praticar os bens adquiridos – o Civismo e a Cidadania – sendo que a consciência da força destes certamente promove a paz, esta que é o verdadeiro resultado de fatores nobres ligados ao saber.


CL Mário Beraldi
Assessor Distrital de Civismo e Cidadania do Distrito LC – 6
LIons Clube de Batatais - SP
www.distritolc6.blogspot.com

sábado, 21 de agosto de 2010

LIONS CLUBE DE BRODOWSKI NA VI PIAZZA DELLA NONNA













Brodowski vive neste 19 a 22 de agosto, a XXXV Semana de Portinari, a VI PIAZZA DELLA NONNA e o 97º Aniversário da cidade.
Diversas comemorações estão sendo efetuadas, como exposições de pinturas, concursos culturais, desfiles, apresentações, oficinas culturais, enfim tudo que visa valorizar e enaltecer a cidade de Brodowski, a memória de Portinari.

O LC Brodowski vem participando ativamente, como sempre o fez, e coordenou no dia 14, a pintura mural que contou com a presença de artistas renomados, tendo como local desta feita, a PRAÇA DOS MAÇONS, inaugurada no dia 15.

Dentro da VI PIAZZA DELLA NONNA, na Praça Portinari, defronte ao Museu, o LIONS CLUBE vem coordenando a Barraca das Bebidas, onde os CCLL e domadoras se esmeram no atendimento, dando total suporte à festa e às barracas da culinária italiana. Todo noite, inclusive, shows com cantores renomados.

Na noite do dia 20, sábado, tivemos a apresentação do Coral Feminino Centro do Professorado Paulista, de Bauru-SP, que conta com a CaL AIKO MATSUMOTO YOSHIMURA, do Lions Clube de Bauru-Norte, que fez uma visita cordial à barraca do Lions, recebendo inclusive brindes do clube. Alias, destaque-se a apresentação do coral, muito aplaudida, e que depois, no show principal do cantor TONI ANGELI, foram convidadas e com muito profissionalismo e competência, diga-se de passagem, cantaram uma linda música italiana , o que emocionou a todos. Lindo realmente. Bonito gesto do TONI ANGELI e competência do coral.

No sabado, dia 21, com um record de publico que proporcionou uma linda festa de confraternização, amizade, animada pelo Banda Santa Fé, a PIAZZA foi um sucesso estrondante. E a barraca do Lions Clube mais uma vez deu uma grande demonstração de trabalho, que liderado pelo CL José Mário Jorge / Dom. Marisa, mostrou que é verdadeiramente um clube de serviço e companheirismo. Recebemos a visita de CCLL do Lions Clube de Ribeirão Preto /Ipiranga ( CL Roberto /Ermelinda, Casal Presidente Silvio / Eliana, Casal Secretário ).

No domingo, em um dia em que o sol estava radiante, a festa continou no periodo da manha, com todos puderam assistir à premiação dos artistas nos vários concursos, almoçar ao som de uma música aconchegante. Recebemos a visita do CL JOÃO RODINI LUIZ / CaL IOLANDA e seus familiares, do Lions Clube Ribeirão Preto/Centro, da CaL NILCENEI RODRIGUES BIANCO, do LC Franca-Imperador,dos vários companheiros, companheiras e familiares do Lions Clube de Batatais (um agradecimento especial ao CL ANTONIO DONIZETI BONCOMPAGNI / CaL NILZA, ele que aniversaria neste dia, e mesmo assim aqui esteve ), de CCLL e CCaLL de Altinopolis, e para alegria maior, do casal Governador do Distrito LC-6, CL MAURICIO DE SOUZA / CaL SELMA.


Obrigado a todos de uma maneira indistinta. Foi compensador ver esta demonstração de companheirismo e amizade.

A noite foi animada pela BANDA SAN GENNARO, de Catanduva-SP., e encerrou com chave de ouro a apresentação de shows desta VI PIAZZA DELLA NONNA.

Na próxima semana, estaremos inserindo matéria mais completa sobre o evento e no blog do LIONS CLUBE DE BRODOWSKI uma reportagem mais ampla e completa sobre o evento.
Queremos antecipar as nossas homenagens à Prof.a LUCIA BUENO DE ALMEIDA SILVEIRA, que durante muitos anos foi a coordenadora, apresentadora, cantora, Presidenta da Comissão Organizadora das Semanas de Portinari, bem como das Semanas de Saulo Ramos (na sua III edição, realizada em Junho), e que infelizmente, faleceu repentinamente e precocemente, no dia 09 de julho de 2.010. Ela que fazia as coisas com tanto amor por Brodowski, por Portinari, que já havia programado todas as atividades, concursos, apresentações, desta feita, não pode participar fisicamente. Uma perda que Brodowski irá sentir e que dificilmente será preenchida. A comissão organizadora, no domingo, numa homenagem emocionante, merecida, justa e perfeita, antes do show programado, colocou uma gravação com a Prof.a Lucia cantando uma canção de sua preferencia, certamente arrancou lágrimas de todos.

E o LIONS CLUBE DE BRODOWSKI se une a esta homenagem e a este agradecimento para aquela que tanto fez, tanto lutou e tanto representou para BRODOWSKI. Não só para a Semana de Portinari, Semana Saulo Ramos, PIAZZA DELLA NONNA, mas para BRODOWSKI.
Obrigado, Prof.a LUCIA BUENO DE ALMEIDA SILVEIRA. Jamais a esqueceremos.

MENSAGEM DA COORDENADORIA / GOVERNADORIA LC-6

Companheiros, companheiras e domadoras,


A primeira etapa dos trabalhos do Ano Leonístico 2.010/2.011 já foi cumprida.
Terminaram as reuniões administrativas do staff da Governadoria em todas as regiões do distrito. E queremos agradecer, em primeiro lugar, aos clubes que deram todo o apoio e aceitaram sediar estas reuniões: REGIÃO A : LC NHANDEARA ; REGIÃO B : LC JOSÉ BONIFÁCIO ; REGIÃO C : LC OLIMPIA; REGIÃO D : LC RIBEIRÃO PRETO/IPIRANGA e REGIÃO E : LC SÃO JOAQUIM DA BARRA. Foi uma demonstração unânime de como os clubes estão em sintonia com a Governadoria e apoiando firmemente o LEONISMO SUPERA DIFERENÇAS E APROXIMA A HUMANIDADE.

Agradecimentos também aos vários ex-Governadores que em todas se faziam presentes, especialmente ao CL Antonio Carlos Bittar, Presidente do CPG e Governador AL 2009/2010, que mostrando uma perfeita sintonia com o CL Mauricio, vem provando que é realmente um leão de juba grande; aos Presidentes de Região, aos Presidentes de Divisão, aos assessores diretos que muito contribuíram para que os objetivos finais fossem alcançados, ou seja, levar a mensagem do Governador, os seus planos e metas alicerçados no trabalho proposto pelo nosso Presidente Internacional, CL Sidney Scruggs / CaL Judy, que iluminados pelo FAROL DA ESPERANÇA, prega o companheirismo, a valorização do serviço desinteressado e o trabalho em prol de todos os nossos semelhantes.

Em todas, foi grande a freqüência dos clubes e assessores, e alguns poucos não puderem comparecer em suas regiões. Em todas pudemos sentir também o grande trabalho que o CL Edgar A. Píton, Assessor de LCIF, vem realizando na campanha de COMPANHEIRO MELVIN JONES, que certamente irá proporcionar um novo record neste ano de novos companheiros MELVIN JONES.

Outro ponto importante nesta etapa foi o chamamento do Casal Governador para que a Instrução Leonística seja cada vez mais uma ferramenta na consolidação de nossos ideais, inclusive referendando como sugestão de uma fonte inesgotável (http://www.instrucoesleonisticas.jor.br), o site do CL PAULO SILVESTRE, de São Paulo. Destacamos também o trabalho que vem sendo feito pela Assessoria do Meio Ambiente, que através do CL Luiz Mendes, das Regiões C-D-E, em sintonia com a SABESP e até com o Ministério do Meio Ambiente do Governo do Estado, vem preparando um trabalho que irá ter frutos realmente muito úteis nesta área. E outro que vem também fazendo um trabalho de conscientização dos mais sérios é o que se refere ao CONCURSO DO CARTAZ SOB A PAZ, onde o CL João Antonio Borges, de Franca, vem incentivando e fornecendo subsídios para que o concurso, além da premiação de alunos, vem oferecendo a todos os alunos de centenas de escolas, mostrando a importância de se pregar a verdadeira PAZ entre os povos, iniciando nas suas comunidades, nos estados, no MUNDO. Em todas as administrativas, estiveram presentes e confirmaram a expectativa que se esperava deles.

A Governadoria parte agora para a continuidade de sua missão. Neste inicio de setembro, estará participando da 1ª. Reunião do Distrito Múltiplo LC, no Rio de Janeiro, onde também certamente trará novos subsídios de trabalho, e a partir de setembro, iniciará o seu ciclo de visitas oficiais aos clubes, iniciando pelo LC FERNANDOPOLIS CIDADE PROGRESSO. O roteiro será enviado muito em breve.

Neste ínterim, através do telefone, dos e-mails, das visitas, estará sempre à disposição dos clubes, em BATATAIS e com todos os assessores prontos a colaborar em tudo que for possível.

Companheiros, contamos com todos para que o leonismo, especialmente o do LC-6, continue forte, firme, demonstrando o quão importante é a constituição dessa família, que alicerçada no trabalho desinteressado e no companheirismo, dá a todos nós a certeza de que estamos cumprindo a nossa missão como ser humano. Tenham a certeza de que a Governadoria está ciente de sua responsabilidade e que irá continuar pautando a sua missão com a maior isenção, imparcialidade, senso de justiça, onde cada membro do staff é um companheiro leão, em primeiro lugar, e que busca tão somente ser mais uma peça desta engrenagem que se chama LIONS, onde todos são importantes, todos são essenciais para que a filosofia do NÓS SERVIMOS fale sempre mais falto.

Esta é a nossa meta a ser atingida. E ela haverá de ser atingida.


E vamos continuar fazendo com que o FAROL DA ESPERANÇA continue sendo a luz que faça o LEONISMO SUPERA DIFERENÇAS E APROXIMA A HUMANIDADE. E quando completarmos mais este ciclo no AL 2010/2011, olhar nos olhos de nosso companheiro e dizer : MUITO OBRIGADO, COMPANHEIRO. E receber também de volta este agradecimento. Ai, sim, seremos todos vencedores, seremos todos verdadeiros companheiros de uma única família, com muito ORGULHO e com HONRA.


CL ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA / Dom. TARCILIA
Coordenador Geral do Distrito LC-6
AL 2010/2011

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PROTOCOLO LEONISTICO LC-6

ASSESSORIA DE PROTOCOLO LEONISTICO

O termo protocolo é de origem grega, e seja entre indivíduos ou diferentes paises; nada mais representa que uma expressão oficial de cortesia. Os historiadores dizem que ele remonta da Idade Média. É o protocolo que empresta realce e dignidade ás solenidades, qualquer que seja a esfera de abrangências das mesmas.

Segundo o dicionário Aurélio, protocolo: Fig. Formalidade, etiqueta, cerimonial.

A palavra protocolo possui muitas dimensões. Significa respeito á posição de outrem. Representa o tato e diplomacia com que nos aproximamos uns dos outros. Também pode ser visto como um sistema de etiqueta.

O protocolo é irmão da etiqueta e da educação, filho do bom senso e das boas maneiras.

No Lions a palavra protocolo diz respeito ás regras e tradições a serem observadas que devemos manter em nossas atividades, pois objetiva o comportamento social e ético das nossas reuniões.

Conhecer e aplicar o PROTOCOLO é uma forma de dizer “muito obrigado”.

Há os que pensam ser: o expor corretamente as Bandeiras e formar sem erro a Mesa Diretiva, que já está cumprido o PROTOCOLO. Ledo engano, essa é somente uma parte do mesmo.

Há os que atribuem a Diretoria Social a obrigação de desempenhar todas as disposições protocolares. Igualmente não procede a esse pensamento.

O Diretor Social tem em suas incumbências várias atribuições que se ligam ao assunto em questão, porém um Clube que realmente zela pelo desenvolvimento da reunião revestida de solenidade, conta com todos os seus Leões e Domadoras na atenção para com todos os convidados e visitantes, recebendo-os condignamente.

É importantíssimo para um Clube bem impressionar, que os seus Leões e Domadoras mostrem-se afáveis desde a porta de recepção e durante toda a permanência do visitante ou convidado para que este de fato sinta-se como uma pessoa de grande importância na reunião.

GÊNERO DAS REUNIÕES

As reuniões leonísticas são de enorme versatilidade; desenvolvem-se em acanhadas salas, grandes salões e enormes ginásios, havendo para uma delas cuidados especiais a serem observados.

Em nível de Clube, classificamos as reuniões de Lions em duas espécies importantes:

- Reuniões de Trabalho e Reuniões Festivas.

As reuniões de Trabalho devem ser diferenciadas, pois são elas realizadas nos diversos níveis e com a presença obrigatória dos associados de Lions.

11 – NÍVEL DE CLUBE

1.1 - Assembléia Geral Ordinária

1.2 - Assembléia Geral Extraordinária

1.3 - Diretoria

1.4 - Comissões

1.5 - Fórum, Simpósio ou Conferências

1.6 - Conjunta com outro Clube.

2 – NÍVEL DE DISTRITO

2.1 – Comitê Assessor

2.2 – Conselho Distrital

2.3 – Convenção

2.4 – Fórum, Simpósio ou Conferência.

AS REUNIÕES

As reuniões ditas festivas contam com a participação dos associados de Lions e também de autoridades civis, militares e eclesiásticas, de convidados e visitantes. Igualmente efetivadas nos vários níveis, requer uma atenção especial na sua condução. Dentre elas destacamos, Assembléia Festiva de:

01 – Fundação de Clube

02 – Entrega da Carta Constitutiva

03 – Posse de Diretoria

04 – Admissão de Novo Associado

05 – Aniversário do Clube

06 – Visita Oficial do Governador

07 – Instalação de Convenção

08 – Confraternização e Encerramento

09 – Visita de Autoridades e ou Dirigentes Internacionais

10 – Outras reuniões especiais

COLOCAÇÃO DAS BANDEIRAS NAS PANÓPLIAS

01 – A Bandeira do Brasil é sempre a principal e central.

02 – Se o número de bandeiras for ímpar, a do Brasil estará sempre no centro.

03 – Se o número de bandeiras for par, a do Brasil estará mais á esquerda de quem observar o dispositivo de frente, mais próximo possível do centro.

04 - Bandeiras de outros paises terão precedência sobre as dos Estados; bandeiras estaduais terão precedências sobre as dos municípios; bandeiras municipais terão precedências sobre a do Lions; bandeira da ONU, onde houver, virá sempre depois das bandeiras de outros paises e antes das estaduais.

Resolução n° 815-88/89 – Os Lions do Brasil deverão continuar a cumprir a letra “p” do artigo 15 do Estatuto Padrão, prestando justa e patriótica homenagem ao Pavilhão Nacional, com uma salva de palmas ao final das Assembléias e demaiseventos Leonísticos, realizados em recintos fechados.

DAS BANDEIRAS

1 – USO:- Está regulamentado pela lei n° 500 de 01/09/1971, que “dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais e dá outras providências”, alterada pela Lei n° 8421, de 11/05/1982 (Anexo III), estabelece em seu Art. 1°:

2 – POSIÇÃO – Sempre á Direita, “Considera-se DIREITA de um dispositivo de bandeiras a direita de uma pessoa colocada junto a ela e voltada para a rua, á platéia, ou de modo geral, para o público que observa o dispositivo”.

Quando alguém entrar no salão e olhar para a Mesa Diretiva, a Bandeira Nacional estará á esquerda.

Só a Bandeira ao centro deve ser colocada acima das cabeças dos componentes da Mesa Diretiva.

A Bandeira deve ser colocada ao lado direito da Mesa Diretiva, portanto, á esquerda de quem observa de frente.

6 – BANDEIRA DO LIONS – Colocada após as bandeiras do Brasil, Países, ONU, Estados e Municípios.

COMPOSIÇÃO DA MESA DIRETIVA

Dependendo do gênero da reunião não há necessidade de um rígido protocolo para a composição da mesa.

Classificamos as nossas reuniões em “de trabalho” e “festivas”. Naquelas, embora não com freqüência, pode haver além da presença obrigatória dos Leões, a de um convidado ou orador convocado para discorrer sobre determinado assunto. A estes devem-se uma atenção especial e seu posicionamento na mesa diretiva será sempre á direita do Presidente.

As Reuniões de Diretoria de Clube, as Assembléias Ordinárias ou Extraordinárias serão dirigidas pelo Presidente do Clube e na sua falta pelos Vices-Presidentes, na ordem decrescente.

Deverão participar da mesa o Secretário, á direita do Presidente e o Tesoureiro á sua esquerda, e eventualmente, alguma autoridade leonística presente ocupará o lugar á direita do Presidente.

As reuniões de Comissões terão a direção do seu Presidente.

Nível de Distrito, as reuniões do Comitê Assessor ficam sob a direção do Presidente de Divisão, e aquelas realizadas pelo Conselho dos Ex-Governadores, pelo Ex-Governador Imediato, que tradicionalmente é o seu Presidente..

As reuniões do Conselho Distrital e da Convenção, serão presididas pelo Governador do Distrito e dos Fóruns, (convocados pelo Gabinete da Governadoría) pelos Presidentes de Região.

Para a composição da Mesa Diretiva dessas reuniões, devemos observar Ordem de Precedência dos Dirigentes leonisticos, abaixo:

ORDEM DE PRECEDÊNCIA DOS DIRIGENTES LEONÍSTICOS

Em uma sociedade organizada e bem estruturada, temos a considerar que determinadas pessoas, em algumas oportunidades, gozam, podemos assim dizer, de certo privilégio em relação a outras, em decorrência de cargos que ocupam, de posições sociais ou mesmo de alguns atributos que lhe são inerentes.

No relacionamento entre tais pessoas, por ocasião de cerimônias públicas ou privadas, é mister o estabelecimento de uma prioridade entre elas, uma preferência subordinadas aos citados cargos e posições que ocupam ao ordenamento social, político, religioso e, por que não, leonistico.

A esse privilégio, a essa preferência ou primazia de uma pessoa sobre as outras, é que dá o nome de “precedência”.

Quando as pessoas acima mencionadas são colocadas por seus cargos e posições, numa determinada seqüência segundo uma graduação, estamos diante do que se chama “ordem de precedência”.

A Associação Internacional de Lions Clubes tem também a sua ordem de precedência, que é uma relação de cargos leonísticos encabeçada pelo seu Dirigente máximo, o Presidente Internacional.

É a seguinte a Ordem de Precedência Geral definida por Lions Internacional

NÍVEL INTERNACIONAL

01 – Presidente Internacional

02 – Ex-Presidente Internacional Imediato

03 – Vice-Presidente Internacional (1° e 2°)

04 – Diretores Internacionais

05 – Ex-Diretores Internacionais

06 – Presidentes do Conselho de Governadores

07 – Governadores de Distrito

08 – Administrador Sede Internacional

09 – Secretário da Associação Internacional

10 – Tesoureiro da Associação Internacional

11 – Ex-Presidentes do Conselho de Governadores

12 – Ex-Governadores Imediato de Distrito

13 – Vice-Governadores de Distrito

14 – Ex-Governadores de Distrito

15 – Coordenador Geral do Distrito

16 – Secretário de Distrito Múltiplo

17 – Tesoureiros de Distrito Múltiplo

18 – Secretários de Distrito

19 – Tesoureiros de Distrito

20 – Presidente de Região

21 – Presidente de Divisão

22 – Assessores Distritais

23 – Assessores Adjuntos Distritais

24 – Presidente de Clubes

25 – Ex-Presidentes de Clubes Imediatos

26 – Secretários de Clubes

27 – Tesoureiros de Clubes

28 – Ex-Presidentes de Clubes

OBS.: O Coordenador Geral do Distrito será no AL 2010/2011 o CL Antônio Douglas Zapolla/DM Tarcilia e será nominado no protocolo com o título de Coordenador Geral do Distrito.

NÍVEL DISTRITAL

01 – Governador do Distrito

02 – Diretores Internacionais (atuais ou anteriores)

03 – Presidente do Conselho de Governadores (CG)

04 – Governadores de Distrito

05 – Ex-Presidente do Conselho de Governadores (ex-CNG)

06 – Ex-Governador Imediato do Distrito

07 – Vice-Governador do Distrito

08 – Ex-Governadores de Distrito

09 – Coordenador Geral do Distrito

11 – Secretário do Distrito

12 – Tesoureiro do Distrito

13 – Presidente de Região

14 – Presidente de Divisão

15 – Assessores Distritais

16 – Assessores Adjuntos Distritais

CL Manoel da Rocha Freitas

Assessor Distrital Protocolo Leonístico LC-6

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

REUNIÃO ADMINISTRATIVA DA REGIÃO C - OLIMPIA-SP




A PRESENTE REUNIÃO TEVE INICIO POR VOLTA DE 20,40 HORAS

1. COMPOSIÇÃO DA MESA – EGD – CL.MANOEL DA ROCHA FREITAS : CL Mauricio de Souza, Governador, CL Edgar A. Píton, Vice Presidente PDG 2010/2011, CL Antonio Carlos Bittar, Presidente do PDG e Governador 2009/2010; CaL Ana Maria Bononi de Barros, Gov. 2008/2009; CL José Raimundo Guimarães Braga, Secretário do Distrito, CL Antonio Carlos Girotto, Tesoureiro LC-6; CL Antonio Gibertoni, Presidente de Reigão C; CaL Isabel Cristina de Souza, Presidente de Divisão C-1; CL Sebastião José de Oliveira Carvalho, Presidente de Divisão c-2; CL Luiz Mendes, Assessor Adj. Meio Ambiente C-D-E; CL João Antonio Borges, Assessor do Cartaz Sobre a Paz, e demais assessores e adjuntos e CL José Eduardo Sartorello, Presidente do LC Olímpia.

2. ABERTURA PROTOCOLAR PELO DG. CL.MAURÍCIO
Fez breve relato de suas metas - Para o AL. 2010/11
- Aumento de sócios
Conservação do quadro de associados
Aumento de Clubes
Questão ambiental
Comunicação mais eficaz ...

PALAVRAS DO SECRETÁRIO DO DISTR. CL.JOSÉ RAYMUNDO GUIMARÃES BRAGA
Orientação aos Clubes com relação ao movimento da secretaria ...
Tirou dúvidas com relação ao Concurso de Eficiência ...
Agendamento das visitas do Governador
Orientação com relação às senhas dos clubes ...
PALAVRAS DO TESOUREIRO DO DISTRITO CL.ANTONIO CARLOS GIROTTO
Discorreu sobre os procedimentos de sua pasta... boletos de pagamento, etc.
Orientou também com relação à Mútua ...
PALAVRAS DO CL. LUIZ MENDES –LC. DE FRANCA –CENTRO –ASSESSOR DO MEIO AMBIENTE-REGIÕES C, D e E.
Ofereceu aos clubes orientação com relação a criação de novo site...
PALAVRAS CO CL. JOÃO ANTONIO BORGES – LC. DE FRANCA –CENTRO- ASSESSOR DO CARTAZ SOBRE A PAZ – TEMA “ V ISÃO SOBRE A PAZ “.
PALAVRA DO PDI – CL. EDGAR ANTONIO PITTON – ASSESSOR DA LCIF
Fez uma belíssima explanação a respeito do Concurso de MELVIN JONES – enfocando sempre os objetivos da FUNDAÇÃO LIONS, cujos recursos são revertidos para atendimento de pessoas necessitadas, e que a partir de agora esses recursos ficarão a nível de Brasil, em uma ag. Do Bradesco em S.Paulo e entregou aos presentes juntamente com o ASSESSOR ADJUNTO – PDG. Antonio Carlos Bittar que também fez seu pronunciamento e entregou aos Clubes presentes, os talões da Campanha 2010/11.

ENCERRAMENTO PELO GOVERNADOR
Enfatizando que está trabalhando em conjunto com EGD.Cl.BITTAR, e que estão em plena sintonia ...
Solicitou aos Clubes que façam reuniões produtivas motivando com isto a adesão cada vez maior de pessoas presentes e que sempre faça trajetória histórica do leonismo, sempre com apresentação de Instruções Leonísticas (Cl.Paulo Silvestre)
Tenham sempre o hábito da leitura das Revistas THE LION e do BIG, e outras fontes, enriquecendo com isto seus conhecimentos leonísticos.
Que adquiram também em suas sedes Cartas Geográficas (Mundo, estados e municípios), enfocando sempre a presensa do Lions e consequentemente os CC.LL, em todo o mundo, pregando sempre o verdadeiro companheirismo ... Assistir de maneira carinhosa os novos associado do clube ...
Como saudação final lembrou do IP.SIDNEY SCRUGGS/CAL.JUDY – enfocando sempre a luz que emana do “ FAROL DA ESPERANÇA”, indo ao encontro do “LEONISMO SUPERA DIFERENÇAS E APROXIMA A HUMANIDADE” dizendo que há carentes à nossa espera.
Solicitou aos presentes um minuto de silêncio pelo falecimento do nosso Cl. LUIZ BARICHELLO NETO do LC.DE GUARIBA, CL JOSÉ BERGAMO, do LC ORLANDIA e Cal. ILDA MURAKAMI do LC.ICÉM.
Solicitou a Cal. MARGARIDA C.PITTON que fizesse a “ORAÇÃO PELO BRASIL”, e ofereceu um ramalhete de Flores à Cal.Selma, Cal.Edileila e Cal,Ana Maria, entregues pela Cal.Margarida.
Agradeceu ao LC Olímpia por ter sediado esta Reunião Administrativa da Região C e SOLICITOU AOS PRESENTES APLAUSOS AO PAVILHÃO NACIONAL e encerrou às 22,40hs.

Obs.; Justificaram, por motivos de saude, o CL Elves Sciarretta Carreira, Assessor da Mutua, e CL Antonio Douglas Zapolla, Coordenador geral.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

37º Concurso Nacional de Publicações Leonisticas



37º CONCURSO NACIONAL DE PUBLICAÇÕES LEONÍSTICAS
Coordenador: CL Paulo Paranhos - AL 2010/2011
Lions Clube de Caxambu – MG .´. Distrito LC-12

Circular 01/37cnpl/2010


Caxambu, 16 de agosto de 2010


Caros CCLL e CaLL Editores (as) de Boletins:

Mais uma vez externo a todos vocês o agradecimento pelo carinho demonstrado por ocasião do encerramento do 36º Concurso Nacional de Publicações Leonísticas. Foi, sem dúvida, um momento marcante na minha vida leonística e que ficará indelevelmente gravado em minha memória.
Estou, na oportunidade, enviando o Regulamento do 37º CNPL, aprovado no 19º Encontro Nacional de Editores de Boletins, realizado no último dia 14, na cidade de Jacutinga. De igual forma, encaminho a Ficha de Inscrição do nosso CNPL. Peço a todos para observarem que, mesmo não discutida nem aprovada, fiz incluir uma premiação: para o Distrito com o maior número de publicações inscritas.
Assim, da mesma forma que os anos anteriores, espero uma grande adesão ao concurso deste ano que terá seu encerramento na belíssima cidade de Caxambu, detentora da maior concentração mundial de águas minerais diferentes em um único lugar. A Comissão Julgadora do Lions Clube de Caxambu já está trabalhando na programação para aquela ocasião e, em data muito próxima, enviarei um pré-programa que, tenho certeza, vocês irão gostar.
Mais uma vez renovando a todos os meus agradecimentos pelo carinho, deixo aqui consignados os meus protestos de estima e consideração.
Fraternal e leonisticamente,

(as.) Paulo Paranhos – Coordenador do 37º CNPL ‘



Av. Camilo Soares, 760 – apto. 501 – Centro – Caxambu – MG – 37.440-000
Tel.: (35) 3341-3932 e 8419-8345; (21) 9951-0601
e-mail: paranhos37cnpl@gmail.com

terça-feira, 17 de agosto de 2010

LIONS CLUBE RIBEIRÃO PRETO - CAMPOS ELISEOS



"Em comemoração ao Dia dos Pais, o LC Ribeirão Campos Elíseos realizou dia 15 de agosto um almoço Japonês e Espanhol, os CCLL se vestiram a caráter. Houve gincana entre as equipes para fortalecer o companheirismo e a amizade."
Alias, a atual diretoria, atualmente presidida pela CaL Tania Cristina Costa Mascioli, em sintonia com todos os associados, vem pautando o trabalho neste fortalecimento do companheirismo, que sem duvida nenhuma, é a mola mestra que impulsiona o leonismo, pois através dele, os trabalhos desinteressados voltados para o bem das comunidades, fluem mais naturalmente, e as campanhas e atividades são feitas com mais dedicação, amor e boa vontade.
E os resultados alcançados tem sido muito positivos.

LIONS CLUBE DE ALTINOPOLIS





LC ALTINOPOLIS PROMOVE BINGO BENEFICENTE COM EXITO TOTAL


No ultimo dia 31 de julho, sábado, no recinto da APAE, local adequado para o evento, o Lions Clube de Altinópolis, promoveu o seu tradicional BINGO BENEFICENTE, com êxito total.
Os convites foram vendidos ao preço unitário de R$ 220,00, com direito a 2 pessoas adultas, que davam ao comprador o direito de concorrer ao premio máximo de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), e a um suculento jantar, inclusive com open bar.
Cerca de 250 convites foram vendidos, o que prova a grande credibilidade do LC Altinópolis na comunidade, e também contou com a participação de companheiros dos Lions Clube de Batatais, Brodowski, Cajuru e Sertãozinho.
Foi contagiante perceber-se o trabalho dos companheiros, companheiras, domadoras e castores do clube local, que liderados pelo casal Presidente CL GILBERTO FIORI / CaL CLEIDE recebiam a todos com um sorriso espontâneo, e mostrando o trabalho do leonismo, voltado para o bem comum, e cuja arrecadação final, a exemplo dos outros anos, sempre foi aplicada em projetos sociais visando a própria comunidade altinopolense.
No final, o ganhador foi o Sr. Hugo de Castro, pessoa que sempre colaborou com os projetos e atividades do clube, e que na opinião unanimidade, foi muito merecedor.

LC SÃO JOAQUIM DA BARRA





No dia 15/08/2010 o Lions Clube de São Joaquim da Barra participou do VI Duathlon realizado pelo Setor de Esporte e Lazer da Prefeitura de São Joaquim da Barra na categoria dupla. O percurso foi de 05 Km de corrida (asfato) e 16 Km de Bike (05Km asfalto e 11 estrada de terra).
No evento estiveram presentes muitos atletas, a prefeita Maria Helena e a atleta Maria Zeferina Baldaia (fotos anexas)
Parabéns aos CCLL que participaram.

LIONS CLUBE DE GUAIRA AGUAS CORRENTES






Posse da nova diretoria do Lions Clube de Guaíra Águas Correntes, que será comandada neste AL pelo CL Alberto Augusto Nogueira e DM Claudina Dantonio Nogueira.

Em um clima de muita alegria e congraçamento, mais de 180 CCLL e DDMM representantes de 10 clubes do Distrito LC-6 (Mirassol, Olímpia, Jaboticabal, Monte Alto, Barretos, Guaíra, São Joaquim da Barra, Orlândia, Miguelópolis e Guaíra Águas Correntes) superlotaram as dependências da sede provisória do Lions Águas Correntes. Entre os dirigentes leonísticos havia grande número de presidentes, assessores distritais, 3 past-governadores (CL Amado Dagoberto Ricardo de Souza/CaL Leonor, CL José Eduardo Batista/DM Lucinda e CaL Ana Maria Bononi de Barros/CL Marruco), o ex-presidente do CNG, CL Edgar Antonio Pitton/CaL Margarida e a DM Maria Duboc Caballini que, acompanhada de seus familiares, receberam a linda homenagem que foi prestada pelos integrantes do Lions Clube de Guaíra Águas Correntes à memória de seu marido, o PGD CL Pedro Caballini Filho, falecido em janeiro último.

sábado, 14 de agosto de 2010

HOMENAGEM AO CL MELVIN JONES LUIZ BARICHELLO NETTO







Faleceu dia 14 de agosto, sábado, em GUARIBA-SP, o CL MELVIN JONES LUIZ BARICHELLO NETTO, um dos grandes baluartes do nosso distrito.
Em sua homenagem, divulgamos a mensagem que ele mereceu, no dia 15/5/2010, quando recebia, merecidamente, o TITULO DE COMPANHEIRO MELVIN JONES.

(material cedido pelo CL ELMO POLITI, Diretor de Associados do LC Guariba, a quem agradecemos )


ENTREGA DO TÍTULO DE CL.MELVIN JONES – 15/05/10
Srs. Convidados,Domadoras, Companheiros Leões, Srs. Homenageados, caro futuro CL Mauro Garavello e Domadora Sônia. No momento em que o Presidente Osvaldo solicitou se eu poderia fazer esta apresentação, de pronto eu aceitei e comecei à arquitetar estas palavras, mesmo tendo a dúvida se seria eu a pessoa certa para fazer-lo, dado o Curriculo do homenageado e a afinidade de longa data que ele e sua Domadora têm com outros Companheiros do Clube e do Distrito.

O Companheiro Luiz Barrichelo Netto e a Domadora Marinete Sgarbosa Barrichelo, tiveram três filhos, aos quais eu peço que se levantem ao serem mencionados, o Ricardo, a Tereza Cristina e a Denise. que se casaram com Magda, Márcio e Antonio Alexandre, e lhes proporcionaram oito netos, Rafael, Fúlvio, Luis Gustavo, Stella, Maria Paula, Pedro, Luiza e Júlia. O Companheiro nasceu em 28 de Novembro de 1935, filho do Sr. Ricardo Barichello e de Dna Carlota Sachs Barichello.

Ele cursou o primário no Grupo Escolar Prof. Barros, concluiu o curso de Técnico de Contabilidade na Escola Técnica de Comércio D. Pedro II de Jaboticabal, graduou-se em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Franca, acumula em sua extensa pasta de certificados, várias participações em cursos de aperfeiçoamento em direito e administração pública. Fundou e dirigiu o jornal “COMARCA DE GUARIBA”. Sempre foi árduo e exemplar funcionário das empresas que trabalhou ou atuou como consultor ou representante como na Baldan Máquinas Para Madeira, Escritório de Contabilidade, Prefeitura e Câmara Municipal, Usina Bonfim, Sabesp, Cooperativa dos Plantadores de Cana de Guariba e outras tantas que tiveram a sorte de desfrutar de seus préstimos.

Foi atuante colaborador de diversos periódicos como o “INFORMATIVO COOPLANA”, a “GAZETA DE GUARIBA”, “O GUARIBENSE”, a “FOLHA DA REGIÃO”, “GUARIBA NOTÍCIAS”, e o “DIÁRIO DE FRANCA”, participou da elaboração e edição dos livros: “GUARIBA 100 ANOS” ( este um verdadeiro presente à memória de todos guaribenses ), da revista comemorativa do Cinqüentenário do Guaribinha Clube ( entidade que atuou e defendeu como esportista e sócio apaixonado ), da revista do Centenário da Paróquia de São Matheus, e como homem que queria deixar cravada e registrada sua presença neste quinhão, escreveu dois livros, “CAMINHO DA VIDA”, e, “GENTE, FATOS E COISAS DE MINHA TERRA”.

Grande parte da vida do Companheiro Neto e da Domadora Marinete, está ligada ao Lions. Ingressou no movimento em 1965 sendo mentor, articulador e sócio fundador deste clube, onde sua participação foi sempre muito ativa. Verdadeiro gladiador, nada maleável, defensor ferrenho de suas idéias e princípios, porém submisso súdito dos princípios democráticos, distinto, fiel e confiável Homem e Companheiro.

Neste Clube exerceu as funções de secretário, tesoureiro, diretor social, comissão de sócios, diretor de boletim e comissões diversas. Por três mandatos foi presidente, tornou-se referência de Companheiro e de exímio conhecedor do protocolo de Lions Internacional. Por três vezes foi Presidente de Região e Presidente de Divisão, assumiu e conduziu diversas assessorias da governadoria, teve seu nome indicado para o cargo de Governador do Distrito. Sempre participativo fez-se presente em quase todas as Reuniões e Convenções Distritais ,Fóruns Leonisticos, Comitês Assessores e Escolas de Preparação de Líderes e Dirigentes Leonisticos. Participou de dezoito Convenções Nacionais.

Quando o Companheiro mudou-se para Franca, continuou sua trajetória no Lions como sócio do LIONS CLUBE SOBRAL DE FRANCA e mais à frente como sócio fundador do LIONS CLUBE CIDADE NOVA DE FRANCA, deixando por lá sua marca de LEÃO, fazendo grandes e sólidas amizades. Em 1987 de volta para Guariba, reassumiu a condição de sócio fundador deste clube.
Com esta ativa vida leonistica, o Companheiro Neto e a Domadora Marinete cultivaram amizades inúmeras, sendo conhecidos e sempre lembrados por companheiros deste e de outros Distritos. Com o obstinado objetivo de mais uma vez deixarem “in-the-level” gravada sua marca, articularam, fizeram e fazem “de um o todo”, em prol do sucesso do Hospital do Câncer de Ribeirão Preto, onde na placa comemorativa pode-se ver o nome do LIONS CLUBE DE GUARIBA e o do Casal como colaboradores ( trabalho e méritos todos do Casal ).

Exemplo vivo de Companheiro, farol no horizonte à ser seguido, sinônimo de perseverança e fidelidade, além da honraria que Lions Clube pode oferecer e que hoje você está recebendo, e diga-se de passagem que é merecedor de longa data, peço aos companheiros e convidados que se levantem.
Agora com toda força que seus pulmões possam imprimir, saudemo-los com nosso caloroso e tradicional “URRO DO LEÃO”, AGORA!

CL MELVIN JONES LUIZ BARICHELLO NETTO e Domadora Marinete, que o carinho que todos temos por vocês e com as bênçãos de Deus, recebam nosso abraço e esta honraria que LIONS FUNDATION lhes outorga.

GUARIBA, 15/05/10

Ao Casal Marinete e CL MELVIN JONES LUIZ BARICHELLO NETTO
Do Casal Ligia e Elmo

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

REUNIÃO ADMINISTRATIVA REGIÃO E










No dia 11 de agosto, 4ª. Feira, na sede do LC SÃO JOAQUIM DA BARRA, que colaborou de uma maneira muito gentil com a governadoria, e a quem agradecemos na pessoa do seu Presidente, CL RENE ANTONIO VAZ DOS SANTOS/SUELI, do secretário CL JULIO CESAR DE OLIVEIRA/VALERIA, do tesoureiro, CL ANDERSON ROBERTO GUEDES/VERA LUCIA, foi realizado a Reunião Administrativa da Região E.com a participação de 86 participantes, tendo inicio às 21h05, e terminado às 22h45min. O protocolo foi dirigido pelo CL Manoel da Rocha Freitas, Assessor Distrital, a invocação a Deus feita pelo CL Presidente Rene.

Contando com a participação da grande maioria dos clubes da região ( SÃO JOAQUIM DA BARRA, GUAIRA, GUAIRA AGUAS CORRENTES, ITUVERAVA, ORLANDIA, FRANCA (CENTRO, CIDADE NOVA, IMPERADOR, INOVAÇÃO e SOBRAL, PASSOS-MG e PEDREGULHO/USINA DE ESTREITO(estiveram ausentes, Guará, Igarapava, Miguelópolis, Ipuã e São Simão), e com a presença dos Governadores Antonio Carlos Bittar (2009/2010), Manoel da Rocha Freitas (2006/2007), Alcides Viotto (1989/1990) e Edgar Antonio Píton (1974/1975), o casal Governador CL MAURICIO DE SOUZA / CaL SELMA, puderam sentir a grande motivação e comprometimento que esta região e assessores estão imbuídos neste AL.
Vários assessores também estiveram presentes: CL Antonio Douglas Zapolla, Coordenador Geral, CL Carlos Alberto Pedroza de Mendonça, Concurso de Eficiência, José Raimundo G. Braga, secretario, Antonio Carlos Girotto, tesoureiro, Eleni S. Girotto, EDPL-D, , João Antonio Borges, Cartaz sobre a Paz, Luiz Mendes de Oliveira, Meio Ambiente, José Gomes das Chagas, DUBA, da EDPL, Luiz Augusto Contim Silva, Integração e Recreação; Jufar Ribeiro, Integ. Recreação E; CaL Doris Antunes dos Santos, Cartaz s/Paz E; Edward Pereira dos Santos, Saúde E; CaL CaL Clarice Ferreira Capriccio Andrade, Aumento e Part. Mulher, Rubens Perez, Presidente de Região E, Julio César de Oliveira, Pres. Divisão E-2 e CL José Geraldo Arantes, Presidente de Divisão D-3 e um grande numero de CCLL, CCaLL e domadoras.
Nesta ocasião, puderam transmitir aos clubes, os planos e metas que estão norteando o LEONISMO SUPERA DIFERENÇAS E APROXIMA A HUMANIDADE, além do Governador, CL Mauricio de Souza, também a secretaria, a tesouraria, a coordenadoria geral, a mutua distrital (através dos CCLL Tesoureiro e Coordenador), o concurso de eficiência, o cartaz sobre a paz, o presidente do Conselho PDG, o Companheiro Melvin Jones (CL Píton), e no final, pode-se perceber que mesmo ainda havendo algo que necessita de alguns ajustes finais, tudo caminha para que os objetivos finais sejam plenamente alcançados, e que todos estão sendo iluminados pelo FAROL DA ESPERANÇA.
Mais uma vez, o agradecimento sincero da Governadoria ao LC SÃO JOAQUIM DA BARRA pela demonstração de companheirismo, amizade, colaboração e desprendimento, e que além do calor humano, ofereceram também um coquetel a todos, onde a atenção, a educação, a alegria de receber a todos estavam estampada no rosto de cada companheiro, de cada companheira, de cada domadora.
LC SÃO JOAQUIM DA BARRA, vocês fazem, praticam e vivem o ideal sublime de MELVIN JONES, alicerçado no NOS SERVIMOS.
Uma ocasião que mostrou que o Distrito está no caminho certo e que vem VENCENDO DIFERENÇAS e APROXIMANDO A HUMANIDADE, (e por conseqüência aproximando cada vez mais o nosso distrito), com um leonismo dedicado, despojado de vaidades, com a vontade única de fortalecer o movimento do companheirismo, do serviço desinteressado e da verdadeira amizade
Encerrando a reunião administração, foi feita um minuto de silencio em memoria dos companheiros falecidos neste mes ( José Bergamo, de Orlandia, Ilda Murakani, de Icem, e do EX-DGE, Jorge Fortunato, do LC-11)e a oração final,proferida pela Dom. ZULEICA MOURA NASSIF, de Franca-SP, acompanhada por todos os participantes, emocionou a todos.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

REUNIÃO ADMINISTRATIVA REGIÃO D








No dia 10 de agosto, 3ª. Feira, na sede do LC RIBEIRÃO PRETO/IPIRANGA, que colaborou de uma maneira muito gentil com a governadoria, e a quem agradecemos na pessoa do seu Presidente, CL Ricardo Spessamilho Pinatti/CaL Ermelinda, da secretaria CaL Eliana Lanchote de Paula e do Tesoureiro, CL Leonildo Trombela, foi realizado a Reunião Administrativa da Região D.
Contando com a participação da grande maioria dos clubes da região ( Rib. Preto/Ipiranga, Campos Elíseos, Centro e Jardim Paulista, Sertãozinho, Sertãozinho/Centenário, Cravinhos, Dumont, Batatais, Brodowski (estiveram ausentes, Altinópolis, Cajuru, Pontal e São Simão), e com a presença dos Governadores Antonio Carlos Bittar (2009/2010), Manoel da Rocha Freitas (2006/2007), Antonio Domingos Andriani (1997/1998), Gilberto Antonio Marques Bellini (1983/1984) e Edgar Antonio Píton (1974/1975), o casal Governador CL MAURICIO DE SOUZA / CaL SELMA, puderam sentir a grande motivação e comprometimento que esta região e assessores estão imbuídos neste AL.
Vários assessores também estiveram presentes: CL Antonio Douglas Zapolla, Coordenador Geral, CL Carlos Alberto Pedroza de Mendonça, Concurso de Eficiência, José Raimundo G. Braga, secretario, Antonio Donizeti Bomcopani, Secret. Adj, Antonio Carlos Girotto, tesoureiro, Eleni S. Girotto, EDPL-D, Leonildo Trombela, Auxilio ao Idoso, João Antonio Borges, Cartaz sobre a Paz, João Rodini Luiz, Imprensa Divulg. Leonística, Marcelo Luiz de Souza, Divulg. Leonistica D, Mário Beraldi, Civismo e Cidadania, Wilson Arantes, Contábil, Ângelo Invernizi Lopes, Alerta, e o Presidente de Região D, José Mario Bazan, Divisão D-1, Valdir Zamoner, D-2, Carlos Marcelo Fernandes e D-3, Vânia de Oliveira Teixeira, e um grande numero de CCLL, CCaLL e domadoras.
Nesta ocasião, puderam transmitir aos clubes, os planos e metas que estão norteando o LEONISMO SUPERA DIFERENÇAS E APROXIMA A HUMANIDADE, além do Governador, CL Mauricio de Souza, também a secretaria, a tesouraria, a coordenadoria geral, a mutua distrital (através dos CCLL Tesoureiro e Coordenador), o concurso de eficiência, o cartaz sobre a paz, o presidente do Conselho PDG, o Companheiro Melvin Jones (CL Píton), e no final, pode-se perceber que mesmo ainda havendo algo que necessita de alguns ajustes finais, tudo caminha para que os objetivos finais sejam plenamente alcançados, e que todos estão sendo iluminados pelo FAROL DA ESPERANÇA.
Mais uma vez, o agradecimento sincero da Governadoria ao LC Ribeirão Preto / Ipiranga pela demonstração de companheirismo, amizade, colaboração e desprendimento, e que além do calor humano, ofereceram também um coquetel a todos.